Aumente a captação de alunos : Dicas práticas para sua universidade em 2019

A captação de alunos é uma das maiores preocupações de todo gestor de instituição de ensino. Pensando neste problema elaboramos 05 dicas para melhorar a captação de alunos de sua faculdade e ajudá-los nesta missão. Confira abaixo!

1 Planeje suas ações antes de começar o próximo ano

Para aumentar a captação de alunos é necessário traçar um conjunto de estratégias complementares com a finalidade de atrair potenciais Leads e convertê-los em alunos matriculados. Toda faculdade deve ter seu plano de captação de alunos bem definido antes do fim do ano letivo.

“As melhores decisões são tomadas quando se tem as melhores informações”, portanto ao planejar suas ações de marketing para captação de alunos é necessário conhecer as mais variadas opções operacionais e escolher entre elas a mais eficiente para o seu caso específico.

Por isso vamos falar de alguns pontos importantes e de formas tradicionais e inovadoras de captar alunos.

1. Divulgue sua infraestrutura

A infraestrutura é um dos pontos mais importantes de análise pelos alunos antes de ingressar em uma faculdade. Ter uma estrutura que conta com laboratórios e bibliotecas que acrescentarão na formação dos alunos é essencial para a captação de alunos. Divulgar para os potenciais estudantes os espaços e opções aos quais eles terão acesso durante sua graduação é de grande relevância no processo de conquista da matrícula.

2. Forneça bolsas de estudos

Oferecer bolsas de estudos aos futuros alunos é uma estratégia efetiva para despertar o interesse daqueles que estão interessados em cursar o ensino superior com preços mais acessíveis.

Para esta ação, podem ser oferecidas bolsas com base na pontuação que o aluno obteve no vestibular e ou no Enem. Outra alternativa é acompanhar o desenvolvimento do aluno durante o ensino médio e premiar os melhores alunos com essas bolsas de estudos. Desta forma a faculdade facilita o ingresso do bom aluno e também contribui para resultados positivos do ENADE.

3. Busque convênio de estágio e empresas

Muitos alunos dependem do próprio trabalho para pagar a mensalidade, por isso criar formas para facilitar o acesso desse aluno à estágios remunerados podem ser uma ótima ferramenta a ser divulgada.

Sua faculdade pode estabelecer convênios com grandes empresas da sua região. Pode também procurar empresas de recursos humanos que possam facilitar o acesso dos alunos ao mercado de trabalho.

4. Negocie os pagamentos

Uma forma de facilitar o pagamento das mensalidades é oferecer descontos para pagamentos efetuados antes do vencimento da fatura. Divulgar esta informação promove o interesse de alunos com consciência financeira.
Outra alternativa é oferecer descontos pelo bom desempenho acadêmico do aluno. Um aluno engajado em bater a meta educacional para obter uma taxa de desconto será um aluno com poucas chances de evasão.

5. Inbound marketing

O Inbound marketing é uma estratégia que utiliza os canais digitais como blog, redes sociais e outros meios de comunicação digital, com foco na produção de conteúdo com o intuito de captar o contato de possíveis alunos interessados em ingressar em um curso e engaja-los despertando o interesse do mesmo pela instituição.

O trabalho de Inbound marketing utiliza a analogia do funil de vendas, onde o aluno é levado do Topo ao Fundo por meio de conteúdos sequenciais que preparam o potencial cliente para receber uma proposta de matrícula. Como este aluno foi trabalhado com informações que o levaram a se interessar pela sua instituição, então a probabilidade de conversão é mais alta.
Existem outras formas de captação de leads mais rápidas e eficazes que complementam o processo Inbound. Um exemplo é o Enem Game, um jogo mobile que capacita estudantes para prova do Enem e gera uma quantidade incrível de leads qualificados de alunos que estão interessados em ingressar no ensino superior.

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