Evite a evasão de alunos em sua universidade

Um dos principais problemas que afetam as universidades brasileiras é a evasão de alunos nas universidade, ocorrida por vários motivos, é um ponto que deve ser analisado e requer medidas preventivas.

Abaixo você irá ver os principais motivos de evasão de alunos do ensino superior.

Ensino médio defasado

Em muitos casos o principais motivos de evasão de alunos das universidades está relacionado ao desempenho do aluno durante o ensino médio, por não ter sido preparado ou não se preparar intelectualmente para o ensino superior, se deparando com atividade e conteúdos acima de seus entendimentos que exigem um maior aprofundamento, gerando uma frustração e consequentemente evasão do ensino superior.

Uma boa maneira de reverter esse problema é realizar uma triagem para identificar as possíveis dificuldades dos alunos e oferecer aulas de reforço com o propósito de qualificar o aluno para que haja melhor adaptação.

Mau rendimento escolar

Dificuldade no aprendizado e problemas na metodologia de ensino podem causar notas baixas, uma das principais razões para baixa retenção de aluno.

Portanto é importante ter acesso às estatísticas dos alunos em relação a notas, dificuldades e reclamações sobre problemas dos mesmos. Você pode obter essas informações perguntando a opinião dos alunos, observando os pontos que merecem otimização para satisfazer os alunos da melhor forma. Caso sua metodologia de ensino não esteja sendo efetiva, procurar uma nova que irá ser efetiva é uma boa solução pois só assim você obterá feedback das reais situações que merecem atenção.

Essa é a melhor forma de revelar falhas no ensino e assim tomar as medidas cabíveis para reduzir significativamente a taxa de evasão de alunos.

Situação econômica do aluno

Muitas vezes o aluno ingressa na instituição com orçamento limitado e qualquer obstáculo que surja têm grande impacto. Por isso a necessidade de equilibrar as mensalidades, para
que não se torne um peso para maioria dos alunos.

Necessidade de ir cedo para o mercado de trabalho

A taxa de evasão das instituições também provém da necessidade da colaboração com a subsistência familiar, a indispensabilidade da ida ao trabalho horário conflitam com o horário de estudos, fazendo com que o aluno rompa a permanência na instituição em busca de uma melhor posição no trabalho.

Falta de estrutura

A falta de estrutura é um dos principais motivos de evasão de alunos. Faculdades que não priorizam investimentos em melhorias estruturais e tecnológicos fomentam o desinteresse dos alunos em relação à instituição.

Ter uma infraestrutura adequada proporcionando um ambiente agradável de estudos e laboratórios que acrescentarão na formação do alunos é essencial para fortalecer o laço dos alunos, aumentando a retenção da instituição.

Bons alunos não evadem

A busca por alunos que concluam o curso é mais relevante do que a busca simples por alunos que possam se matricular, isto porque cada aluno que evade da faculdade diminui a rentabilidade daquela Turma uma vez que terá um aluno a menos pagando a mensalidade.

Por isso é muito importante conquistar alunos dedicados e engajados com o compromisso acadêmico e com ambição profissional. Estes alunos têm maior probabilidade de concluir o curso do que alunos que demonstram pouco interesse pelos estudos.

O Processo Seletivo tem um importante papel neste sentido, mas a dificuldade reside na etapa anterior. Como atrair bons alunos para que façam o Processo Seletivo e na sequência realizem a matrícula? Só tem uma forma: analisar o desempenho e a dedicação dos alunos durante o ensino médio.

O Enem Game é o parceiro ideal para lhe fornecer os dados necessários para a análise e para o contato com os melhores alunos das escolas particulares de ensino médio.

Conheça o Enem Game e suas vantagens para sua universidade!

Leia também: 

Enem como forma de captação de alunos

Aumente a captação de alunos em sua universidade: Dicas práticas para 2019

Entenda como desenvolver a gestão educacional de sua universidade

Siga-nos nas redes sociais: 

 

 

 

Parceiros