Entenda como desenvolver a gestão educacional de sua universidade

A gestão educacional foi criada com o objetivo de otimizar os processos diários, aumentando a eficiência e qualidade do ensino, visando a organização e andamento do processo educacional.

Mas o que é gestão educacional?

gestão educacional

A gestão educacional é o processo de gerenciamento de uma instituição como todo.

O responsável pela área precisa ter habilidades em gerenciamento, entendendo os aspectos pedagógicos e financeiros, observando as necessidades de cada setor da instituição ( administração, financeiro, etc..), a fim de promover melhorias nas atividades e consequentemente da instituição como um todo.

Orientando a busca pelo melhor resultado da instituição, o gestor educacional tem o papel de motivar as equipes para alcançar seus objetivos.

A gestão educacional é composta por vários setores, gestão pedagógica, gestão financeira, gestão de eficiência e gestão administrativa, é importante que esses setores estejam em harmonia para obter um bom funcionamento em prol do desempenho da instituição.

Aperfeiçoamento da gestão educacional

Sabemos que o motivo de ter uma gestão educacional de qualidade é manter a organização e estimular os componentes da instituição a obterem resultados melhores, como aumentar a captação de alunos ou diminuir o número de evasões de alunos.

São as principais métricas de sucesso de uma instituição, e as que têm mais impacto em sua gestão educacional, portanto é necessário foca-las como objetivo.

Fazer uso de ferramentas de gestão na rotina de sua instituição é uma forma eficaz de aperfeiçoamento da gestão educacional de sua universidade, elas ajudarão você a identificar possíveis falhas, ameaças, eliminam problemas de comunicação e ajudam a antecipar possíveis falhas.

Entenda como funciona algumas ferramentas de gestão que vem sendo utilizadas e obtendo resultados positivos no mercado de trabalho atual e questiona como seria a aplicação dos métodos em sua rotina de trabalho.

5w2h

O 5w2h funciona como um checklist de atividades que devem ser desenvolvidas para a realização do projeto pretendido. A sigla refere se às iniciais ( em inglês ) das sete diretrizes que quando bem especificadas podem eliminar as dúvidas de qualquer projeto a ser executado. São elas:

What - O que será feito ( etapas )

why - Por que será feito ( justificativa )

where - Onde será feito ( local )

when - Quando será feito ( tempo )

who - Por quem será feito ( responsabilidade )

how - Como será feito ( Método )

how much - Quanto custará fazer ( custo )

Com essas respostas em mãos, você terá um mapa de atividades que te ajudará a seguir os passos do projeto de forma clara e coesa.

Análise Swot

A análise swot ou análise fofa em português é uma ferramenta de gestão para análise do negócio, tem como função avaliar os ambientes internos e externos de um empreendimento analisando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

Força

Nesta etapa você lista os pontos fortes de sua empresa, as aptidões mais fortes e vantagens sobre a concorrência.

Fraquezas

Nesta você deverá lista as fraquezas de sua empresa, a fim de encontrar medidas que amenizem e a corrijam.

Oportunidades

Listar características que influenciam sua empresa positivamente, podem derivar de fatores externos, por isso, não controlamos.

Ameaças 

São eventos de influência negativa para sua empresa, lista fatores que colocam em risco o crescimento do estabelecimento.

A análise swot ajuda a ter um parâmetro sobre o momento atual da empresa, permitindo o desenvolvimento de um plano de atuação mais seguro perante o desafio.

Teste essas ferramentas em seu dia de trabalho, garanto que ajudará muito o desenvolvimento de sua gestão educacional.

Leia também: 

Aumente a captação de alunos: Dicas práticas para sua universidade em 2019

Evite a evasão de alunos em sua universidade 

Enem como forma de captação de alunos 

Siga-nos também nas redes sociais: 

 

 

Parceiros