Como montar o time de marketing ideal para captação de alunos de sua universidade

Ter um time de marketing focado na captação de alunos é essencial para o sucesso comercial de sua universidade.

O êxito da equipe de marketing de sua universidade começa na formação, com a escolha dos profissionais ideias para cada função estratégica que terão impacto positivo nos resultados da universidade.

Sabemos que não é tão simples estruturar um time de marketing e definir profissionais necessários para realização da operação, por isso decidimos criar este post para ajudar você escolher o melhor time de captação de alunos e evitar erros frequentes quem vem sendo praticados nos setores de marketing das universidades.

O que é necessário para começar montar um time de marketing capacitado?

Planejamento

Antes de começar é necessário se planejar, o planejamento evitará a tomada de decisões ruins ou gasto de tempo com decisões desnecessárias.

No planejamento definimos o objetivo da formação do time de marketing para alinhar melhor as qualidades que devem ser esperadas dos candidatos, feito isso obterá um parâmetro para criar as descrições de vaga que correspondem com o objetivo da universidade.

Também é necessário considerar o tamanho da universidade no momento da definição do time de marketing, enquanto universidades pequenas precisarão de profissionais mais generalistas, que atuarão em diversas partes dos procedimentos de marketing da universidade, grandes universidades pelo maior poder de barganha, poderão contratar um time completo, com especialista para cada área necessária para execução da estratégia.

Veja abaixo quais profissionais são necessários para ter um time de marketing completo.

Diretor de marketing

O Diretor de Marketing é a peça principal do seu time de marketing, esse profissional deve ter conhecimento aprofundado sobre o mercado educacional e saber agir de forma estratégica em cima disso, analisando todas a opções disponíveis no mercado para reter os melhores resultados no setor de marketing da universidade.

O mesmo deve entender o processo de atração, nutrição e conversão do aluno, tendo a capacidade de agir em cada momento da jornada do aluno para segmentar e fazê-lo percorre o funil de marketing definido pela universidade, tendo também e autonomia para corrigir erros cometidos no âmbito.

Analista de marketing

O Analista de Marketing como o nome já diz, é responsável por analisar o resultado das ações de marketing realizada pelo time de marketing da universidade.

Este profissional deve ter familiaridade com números e metas, e saber analisar tanto campanhas físicas quanto digitais, podendo orientar a equipe através de dados coesos e precisos que ajudarão na formulação de estratégias certeiras da universidade.

Criação

O setor de criação é uma peça importantíssima de seu time de marketing, geralmente composta por uma dupla, um design gráfico e um redator.

Os profissionais responsáveis pelas criações de conteúdo devem ser criativos e inovadores, saber criar conteúdos relevantes para sua persona de acordo com o momento de sua jornada, levando em consideração as boas práticas de SEO para melhor rankeamento dos conteúdos organicamente.

Responsáveis por manter a universidade na mente da persona, gerando relacionamento e interação da universidade com o público alvo.

Diretor financeiro

O diretor financeiro é responsável pela análise do investimento financeiros para ações de marketing e pela mensuração do retorno do investimento (ROI).

O diretor financeiro tem o papel de alinhar as campanhas de marketing com o orçamento da universidade, para que não exceda o orçamento e prejudique a universidade negativamente, além de ter noção prévia, ou seja a capacidade de planejar financeiramente as metas de ROI desde o início das ações de marketing.

Atendimento

O atendimento é responsável pela comunicação direta com sua persona, principal empecilhos na hora da efetivação de contratos ou matrículas.

É necessário nesse profissional uma comunicação fluida, gentil e que passe segurança para a persona esperada, um bom atendimento pode aumentar a taxa de conversão de sua universidade.

Agora você sabe como montar um time de marketing ideal para aumentar a conversão de sua universidade, coloque em prática e obtenha sucesso, espero ter ajudado!

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