A importância das atividades extracurriculares na captação de alunos de sua universidade

Com o aumento do número de universidades e consequentemente da concorrência pela captação de alunos, a utilização das atividades extracurriculares pode ser um fator decisivo na hora da escolha do aluno, com tantas opções disponíveis no mercado educacional propor atividades que darão ao aluno diferenciais no mercado de trabalho é uma excelente forma de atrair mais alunos.

As atividades extracurriculares são opções acadêmicas disponibilizadas além da grade curricular normal para que o aluno desenvolva melhor a sua formação, são utilizadas com a finalidade de despertar o crescimento do aluno tanto no aspecto profissional quanto pessoal, incentivando a busca por conhecimento fora do ambiente de ensino acadêmico e muitas vezes tendo a oportunidade de conciliar o aprendizado teórico com prático.

Vantagens de oferecer atividades extracurriculares em sua universidade

atividades extracurriculares na captação de alunos

Aumento significativo na captação de alunos

As atividades extracurriculares é um diferencial que pode impactar decisivamente na escolha do aluno, ao proporcionar essas atividades a mesma aumenta seu poder de persuasão sobre os possíveis alunos.

Tornar seus cursos mais interessantes

Esses tipos de atividades foge do tradicional, proporcionando aulas mais dinâmicas, incentivando a prática do estudo e estimulando a aplicação das teorias, oferecendo aos alunos todos os recursos para ser tornar um profissional completo.

Melhorar a qualidade de ensino

Ao proporcionar atividades extracurriculares a universidade incentiva os alunos a se capacitarem, permitindo que o aluno se qualifique de forma mais eficaz, impactando positivamente no ensino da universidade.

Formar melhores profissionais

Oferecendo essas atividades a universidade permite que os alunos se qualificam de forma mais eficaz, tornando-o um ótimo profissional.

Melhor posicionamento da imagem

Obter melhor posicionamento no mercado educacional, ao ganhar reconhecimento como uma universidade que proporciona atividades que trarão um diferencial para os alunos, assegurando avaliações positivas nas pesquisas de satisfação dos alunos e qualidade do ensino.

Diminuir a evasão de sua universidade   

Oferecer a possibilidade de atividades dinâmicas e interessantes torna a trajetória pelo curso seja mais agradável, incentivando que o aluno não desista da graduação.

Como utilizar as atividades extracurriculares na captação de alunos

Para começar um plano de captação através das atividades extracurriculares, é necessário uma pesquisa de público alvo e definir sua persona para identificar quais tipos de alunos se interessam por cursos extensivos.

Com sua persona identificada é necessário localizá lo, onde se encontra seu público alvo e sua persona?

Como se trata de captação de alunos, temos como ênfase os alunos de ensino médio, onde a maioria se encontra nas redes sociais e escolas do ensino médio, cabe ao time de marketing da universidade identificar quais melhores canais de divulgação das atividades extracurriculares para atingir a persona desejada e reter a maior quantidade de alunos interessados.

Podem ser utilizadas estratégias de inbound marketing e promover eventos em escolas do ensino médio a fim de tornar sua universidade referência para os alunos que se interessam por atividades extracurriculares.

Tipos de atividades extracurriculares que sua universidade pode oferecer

Estágio

Geralmente é uma atividade obrigatória na maioria das universidades, visa inserir o estudante da universidade no mercado de trabalho para que o mesmo coloque em prática toda teoria aprendida em sala de aula tornando o aluno preparado para as atividades requisitadas fora o âmbito acadêmico, é importante para a universidade firmar parcerias com empresas de forma que facilite a inserção do aluno.  

Empresa júnior

As empresas júnior está se tornando muito comum nas universidades, este tipo de atividade promove experiência prática  e o trabalho em equipe entre os estudantes, visa dar a oportunidade aos alunos de criarem uma mini empresa e exercer práticas profissionais.

Estudo de idiomas

Com a importância das línguas estrangeiras atualmente, é um diferencial de grande impacto para universidade, podem ser oferecidos em parcerias com escolas de idiomas, a fim de promover melhor qualificação do aluno.

Atlética

Essa atividade visa estimular a prática de esportes, permitindo que os alunos criem atléticas de variados tipos de esportes  e representem a universidade nos jogos universitários, cabe a atlética se responsabilizar pelas atividades desportivas da universidade.

Agora que você sabe a importância das atividades extracurriculares na potencialização da captação de alunos de sua universidade, implemente-as e obtenha resultados significativos!

Leia também:

Saiba como utilizar a tecnologia para otimizar a captação de alunos de sua universidade

Tipos de benefícios que sua universidade pode oferecer para captar mais alunos

Como montar o time de marketing ideal para captação de alunos de sua universidade

Siga-nos nas redes sociais:

 

 

 

 

Parceiros