Aprenda calcular o ROI dos eventos educacionais de sua instituição

Entender como mensurar o ROI ( Retorno do Investimento ) dos eventos educacionais de sua universidade é de extrema importância para o sucesso de sua instituição.

Receber muitas pessoas e elogios em seu evento não significa que seu evento foi um sucesso, muitas vezes nos exaltamos com métricas ilusórias que não remetem a resultados plausíveis.

Por isso preparamos este post para que você aprenda a avaliar quantitativamente os benefícios gerados pelo seu evento educacional.

Assim como na internet, onde traçamos estratégias com métricas definidas que representam o sucesso da campanha, os eventos educacionais presenciais também precisam de definir métricas que representam seu sucesso.

Mesmo que as interações presenciais no evento sejam de grande importância para o branding da universidade, pode ser que o objetivo do evento não esteja sendo concluído, neste caso é necessário voltar ao planejamento do evento educacional, identificar seus objetivos e avaliar os pontos cruciais para o sucesso do evento.

ROI (Retorno do Investimento)

O ROI é uma métrica que indica quais investimentos são válidos e quais não são, analisando esta métrica é possível identificar se seu evento educacional teve retorno financeiro, ficou no zero a zero ou teve prejuízo.

O ROI pode ser calculado de forma bem simples, dividindo o lucro líquido (RECEITA - CUSTO) pelo investimento (CUSTO) e transforma o resultado em porcentagem.

Fórmula para cálculo:

O termo “Receita” representa o lucro financeiro gerado pelo evento.

O termo “Custos” representa o investimento que foi necessário para realização do evento.

Utilizando a fórmula na prática

É muito fácil a aplicação da fórmula quando se trata de eventos que visa vendas e metas financeiras imediatas.

Aplicamos a fórmula acima considerando o termo “Receita” como o lucro total arrecadado pelo evento, e “Custos” como todo investimento financeiro necessário para a realização do evento.

Exemplo

Idealize que a instituição investiu o total 10 mil reais para a realização do evento.

4 mil em infraestrutura.

3 mil em palestrantes.

3 mil em estandes para vendas de matrículas em cursos.

Agora imagine que as palestras foram tão boas a ponto de desperta o interesse dos participantes e a instituição arrecada 15 mil reais com a venda de matrículas em cursos nos estandes no evento.

Aplicando a fórmula teremos 15,000 - 10,000 / 10,000 = 0,5

Multiplicamos 0,5 por 100 para transformar o resultado em porcentagem e obtemos o ROI de 50%, ou seja, o lucro do evento foi de 50% do valor investido.

Isso significar que ao analisar o ROI da campanha obtemos um retorno positivo e que o evento funcionou.

Retornos Intangíveis

Ao realizar um evento educacional é necessário se atentar para outras métricas relevantes para avaliar se o investimento foi válido. Já que nem todo evento visa o lucro financeiro, como vimos esta questão depende do objetivo relatado em seu planejamento de evento.

Quando digo outras métricas relevantes, me refiro a outros fatores que vão além de custos e receita, fatores mais difíceis de serem medidos.

Branding

Promover eventos educacionais fortalece a força da marca da universidade para potenciais clientes, gerando confiança e aumentando a retenção.

Para ter noção do quanto o evento ajudou na visibilidade e fortalecimento da marca da universidade é necessários estar atento nos comentários presenciais, tanto positivos quanto negativos, e utilizá los de forma construtiva para melhorar os próximos eventos realizados pela universidade.

Para que esses feedback sejam mais eficazes, é útil a aplicação de pesquisas durantes e pós evento, para averiguar se os objetivos do evento estão sendo concluídos.

Assim como no presencial, averiguar comentários sobre o evento na internet e utilizá los de forma construtiva é eficaz para melhorar os próximos eventos a serem realizados.

Capacitação e incentivo de funcionários

Integrar os funcionários para participar ativamente dos eventos é estimulante, inclua seus funcionários para fazer parte da equipe. Eles terão a oportunidade de aprender, fazer network, entender melhor sobre o mercado e se qualificarem, provavelmente serão muito gratos por fazer parte de sua universidade.

Oportunidades de negócio

Os eventos educacionais é uma grande oportunidade para retenção de alunos e fechamentos de contrato.

Podem não acontecer no evento de imediato, mas a longo prazo. É comum a iniciação de contato no evento e o fechamento meses depois do primeiro contato.

Por isso a necessidade de coletar dados dos participantes durante o evento e acompanhá los posteriormente.

Agora que você sabe como medir o desempenho de seus eventos, coloque-os em prática e obtenha resultado plausíveis.

Leia tabém:

Como planejar eventos educacionais

Importância do feedback dos alunos para sua universidade

Como montar do time de marketing ideal para captação de alunos de sua universidade

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