Como fazer a redação do Enem

Está preparado para redação do Enem? A redação equivale cerca de 20% da nota final, podendo ser decisiva na sua média, por isso é necessário tirar um tempinho para ler materiais que podem te ajudar a desenvolver um bom texto!

No primeiro dia de Enem você terá 5 horas e meia para fazer as provas de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Linguagem e Códigos e suas Tecnologias” além da Redação. Ao fazer a prova leve em consideração o seu grau de conhecimento em cada área. As áreas que você tiver maior conhecimento provavelmente gastará menos tempo para responder as perguntas. É aconselhável cronometrar o tempo gasto com as questões para que você tenha um tempo suficiente para fazer uma boa redação.

A redação do Enem

como fazer a redação do Enem

Geralmente os temas das redações são problemas sociais pertinentes nas mídias e vêm acompanhado de um texto base sobre o tema sugerido, manter-se informado é uma das melhores formas de não ser surpreendido pelos temas da redação.

A redação do Enem é caracterizada pelo texto dissertativo-argumentativo, por isso antes de fazer a redação é necessário conhecer sua estrutura e exigências, ao fazer a redação procure usar uma linguagem fácil sem apelar muito para o coloquial e não repita palavra desnecessariamente, use sinônimos para que seu texto não fique cansativo.

Faça a redação na folha de rascunho focando no conteúdo, organizando suas ideias no papel da melhor forma possível para que elas se interliguem e forme um texto coeso. Após isso faça uma revisão focado na gramatica e erros de português que podem ter passado despercebidos e finalmente quando estiver tudo certo passe a limpo respeitando os limites das linhas. Além disso, é interessante praticar muito e caso você tenha muita dificuldade, buscar um curso de redação para entender melhor a redação do Enem.

A estrutura da redação dissertativa-argumentativa deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução: Antes de começar a escrever é necessário tomar conhecimento do tema e apresenta-lo, escreva de 3 a 5 linhas na introdução, mostre seu raciocínio e procure esclarecer tudo que vai ser abordado no desenvolvimento de forma clara e objetiva, na dissertação as introduções devem convencer o leitor de que quem escreveu realmente sabe sobre o assunto.

Desenvolvimento: Sua introdução deve conter de 2 a 3 parágrafos, procure utilizar um parágrafo por argumentação com uma frase principal, desenvolvendo seu argumento a partir da frase principal escolhida, organizando e relacionando com a introdução do seu texto.

Conclusão: Na conclusão aponte soluções coerentes para seus argumentos escritos na introdução e no desenvolvimento, em textos de caráter dissertativo-argumentativo a conclusão deve propor uma solução para um problema.

Agora você sabe como fazer a redação do Enem, exercite as dicas aprendidas e faça uma bom texto no exame!

Leia também: 

5 possíveis temas da redação do Enem 2018 

Game gratuito para se preparar para o Enem 2018

5 formas de estudar para o Enem 

Técnicas de concentração para estudar 

Principais beneficios da nota do Enem: Saiba onde usá-la

Diferença entre universidade federal e particular

Enem game nas escolas 

Siga-nos nas redes sociais:

 

Parceiros