Textos de apoio da redação do Enem: Aprenda usá-los

Você sabe utilizar bem os textos de apoio da redação? Saber utilizá-los é uma das melhores formas para mandar bem na redação.

Os textos de apoio são os textos que antecedem a proposta da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e de outros vestibulares, esses textos têm a função de nortear o assunto que podem ser abordados na redação. É uma ótima base para quem for surpreendido por um tema que não tem domínio algum, tornando o tema mais descomplicado.

Geralmente os textos são compostos de imagens, dados estatísticos, infográficos e tabelas a fim de comprovar a gravidade e relevância do assunto e a capacidade do aluno de interpretá-los, por isso tente compreender e referenciá-los em sua redação como base de seus argumentos.

textos de apoio

Neste texto você verá dicas para aproveitar da melhor forma o texto de apoio:

Não deixe de ler o texto

Ao não ler o texto você provavelmente terá uma perspectiva rasa sobre o assunto e raciocínio menor do que esperado pelos avaliadores da prova.

Leia o texto com atenção

Ler os textos de apoio com atenção é de extrema importância, pois os mesmos podem apontar um raciocínio que os avaliadores da prova esperam sobre o tema exposto.

Evite cópias

Os trechos retirados do texto de apoio da redação não são contabilizados no número de linhas do seu texto, além de ser considerado plágio, acarretando no zeramento da prova, por isso procure referenciá-los como citações ou com suas próprias palavras. Os dados podem ser utilizados, desde que seja fundamentado com seus argumentos.

Procure conciliar o tema dos textos de apoio com assuntos expostos no dia a dia

Tente lembrar-se de casos ou informações absorvidas em outros lugares que são semelhantes ao contexto do texto de apoio, isto poderá lhe dar mais ideias do que escrever, trazer informações que não estejam no texto e se diferenciar dos demais candidatos. Fugir do senso comum é valorizado pela banca avaliadora, por isso fique ligado no que está rolando de novidades por aí.

Agora você sabe as melhores dicas para utilizar os textos de apoio da melhor forma, coloque em prática e tenha sucesso em sua redação!

Leia também: 

Como fazer a redação do Enem: Dicas para 2018

5 possíveis temas da redação do Enem 2018

Principais benefícios da nota do Enem: Saiba ode usá-los 

Siga-nos nas redes sociais: 

 

 

 

Parceiros