Saiba qual curso fazer: Dicas infalíveis

Escolher qual curso fazer não é nada fácil. Muitas pessoas escolhem que caminho seguir por influência direta dos pais e amigos, também pelo retorno financeiro ou por já estar atuando na área.

Essas pessoas podem ser impactadas negativamente durante sua graduação com sensações de insatisfação e frustração, criando um desejo de mudança que poderá atrasar sua formação e consequentemente o início de sua carreira profissional. Não que isso seja extremamente prejudicial. Algumas pessoas necessitam de conhecer a área de perto para ter certeza do que exatamente querem.

Para escolher qual curso é recomendável antes de tudo encontrar sua área de vocação, ou seja, a área com a qual você se identifica e tem interesse em aprender mais. Descobrir sua vocação te ajudará a escolher o curso de graduação ideal para sua vida. Pensando nisso elaboramos dicas para lhe ajudar, veja a seguir:

qual curso fazer

1 - Conheça o máximo de profissões que você conseguir, sem duvidas lhe ajudará saber qual curso fazer

“Com a melhores informações tomamos as melhores decisões”. Então, conhecer o máximo que puder sobre as profissões que você tem algum interesse proporcionará a você melhor capacidade de decisão, evitando que você entre em uma “roubada”, e também que possa encontrar sua direção.
Se você não se identificar com nenhuma delas, lembre-se que novas profissões estão surgindo enquanto outras estão desaparecendo.

Aqui vão alguns pontos importantes na escolha de qual curso fazer:

  • Analise se o seu perfil se encaixa nas profissões que o curso tem a oferecer;
  • Dê uma olhada na grade curricular do curso, analise as matérias que serão apresentadas e veja se é isso mesmo que pretende aprender.
  • Conheça as opções de trabalho que o curso proporciona. Opte pela área do curso que mais lhe agrada.
  • Entenda como é o mercado de trabalho onde você construirá sua carreira profissional.

2- Procure se conhecer

Conhecer-se é super importante para que você entenda o que combina com você e seja mais certeiro em suas escolhas.
Observe seus interesses, características e estilo de vida e compare com os cursos de seus interesse.
Para isso separe os pontos que lhe agradam em cada curso e os que não lhe agradam de preferência no papel e faça um balanceamento. Os cursos que tiverem mais pontos agradáveis e você conseguir se imaginar estudando ou exercendo com vontade a vida toda, certamente será o seu curso!

3 - Testes vocacionais

Geralmente feito com devido acompanhamento de um psicólogo e com resultados satisfatórios os testes vocacionais são uma ótima ferramenta para decidir qual área seguir.

Serve como ponto de norteamento, filtrando as opções para tornar sua decisão mais fácil.

Agora que você viu as dicas de qual curso fazer, exercite-as para esclarecer sua vocação e para melhor escolher o seu curso de graduação.

Boa Sorte!!

Leia também:

Textos de apoio da redação do Enem: Aprenda usá-los

5 possíveis temas da redação do Enem 2018

Principais benefícios da nota do Enem: Saiba onde usá-la

Siga-nos nas redes sociais:

 

 

 

Parceiros