Temas para redação Enem 2019

Todos os anos especulam-se muitos assuntos dos quais serão tratados nos vestibulares e esse ano não seria difente muitos temas para redação Enem 2019 que podem cair na prova estão surgindo. Podemos também considerar que determinados tipos de temas não têm o costume de cair nas provas do exame.

 temas para redação Enem 2019

Hoje trouxemos para você 5 Temas de redação do Enem 2019 que podem ser cobrados!!

 

  1. Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil

A partir deste tema, pode-se falar sobre políticas públicas, sobre o deslocamento das pessoas nas cidades e também sobre a falta de investimento em transportes públicos.  Um exemplo é escrever sobre os engarrafamentos quilométricos que dificultam o deslocamento das pessoas.

  

  1. Uso e Descriminalização das Drogas 

Ao longo das próximas semanas de agosto (e nos meses seguintes), o Supremo Tribunal Federal (STF), que é o órgão jurídico mais importante do Brasil, vai debater a descriminalização das drogas no país. Em resumo, eles estão discutindo se a Lei Antidrogas é constitucional ou não. Isso é um tema muito importante para ser levado em consideração como possível tema para a redação. 

  1. Objetificação da Mulher

A mulher tem tido cada vez mais visibilidade. A cada ano a participação feminina no mundo, que até então era dominado pelo masculino, vem aumentando exponencialmente. Por isso esse tema tem entrado na pauta de diversos vestibulares pelo país. 

 

  1. Como combater o bullying nas escolas do Brasil?

Como podemos acompanhar nos jornais e demais mídias, os casos de bullying vem se tornando cada vez mais frequentes nas escolas de nosso país. Podemos citar, por exemplo, um caso mais recente, o do massacre de Suzano, ocorrido em março deste ano. Pela importância do assunto, pela diversidade de opiniões e causas, torna-se um forte concorrente a tema de redação para o ENEM.

  1. Aumento das DSTs entre os jovens

O aumento das doenças sexualmente transmissíveis é cada vez mais alarmante e preocupante. Muitos jovens não têm feito uso de preservativos em suas relações sexuais, o que vem acarretando esse aumento no número de contágios pelas DSTs. Pela sua importância social, cultural e epidemiológica, esse assunto se configura como um outro possível e muito importante tema para a redação do ENEM. 

 

Agora você já está ciente de  temas para redação Enem 2019. Leia, pesquise sobre esses assuntos e treine bastante!! 

Boa sorte e bons estudos!! 

Leia também: 

Oque estudar para o Enem: Principais pontos e matérias

Plano de estudo Enem 2019

Dicas de interpretação de texto para Enem

 

Siga-nos nas redes sociais: 

 

Parceiros