Mitose e meiose

Está com duvidas sobre Divisão Celular? então você está no lugar certo, neste post explicaremos detalhadamente sobre mitose e meiose e suas fases.

Mitose e meiose e suas fases é um dos temas mais comuns cobrado no exame nacional do ensino médio (Enem), com base nos Enem's anteriores perguntas relacionadas a este tema costumam corresponder a 6% das questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os organismos vivos, animais e vegetais, são formados por diversas células, e estas têm papel muito importante na produção de diferentes substâncias. A divisão celular é o processo utilizado pelas células para se reproduzirem e originarem muitas novas células. É o processo de formação de novas células a partir de uma célula-mãe.

Divisões celulares: mitose e meiose

O processo de divisão celular pode ser definido de duas maneiras distintas.

Recebe o nome de mitose o processo de divisão celular em que as células derivadas da célula-mãe são idênticas a ela.

É denominado meiose o processo de divisão celular em que as células derivadas da célula-mãe são diferentes, contém metade dos cromossomos da célula mãe.

Por mais que os termos utilizados para denominar estes processos sejam muito semelhantes, os processos em si são totalmente distintos, entenda essas diferenças.

Mitose

É o processo de divisão celular capaz de produzir duas células idênticas à célula-mãe. Para que isto aconteça é preciso que uma célula diplóide (2n) (célula-mãe) gere um par de células (células-filhas) com o mesmo número de cromossomos (homólogas).

Células homólogas são células que contêm o mesmo número de cromossomos da célula de origem.

A mitose é um processo que acontece de forma contínua e é muito importante para o desenvolvimento dos organismos multicelulares. Nos seres humanos este tipo de divisão celular é muito comum e é o que promove o crescimento e a reposição de células.

A mitose é fundamental para alguns processos biológicos, são eles:

- Renovação celular
- Produção de gametas e zangões
- Desenvolvimento embrionário
- Crescimento
- Regeneração
- Produção de gametas no vegetais

Fases da mitose

mitose e meiose

Para produzir células exatamente igual, as células precisam duplicar toda sua composição, desde organelas até DNA, esta fase se denomina-se interfase e é onde se dá inicio as 4 fases da mitose.

Prófase

Tem início logo após a interfase, esta fase representa mudanças no núcleo e citoplasma celular. Primeiramente há um significativo aumento no núcleo da célula e o citoplasma se torna mais denso.

Ainda no começo da prófase, cada cromossomo contido na célula são formados por 2 filamentos denominados cromátides e são ligados pelo centrômero, essa estrutura vai diminuindo aos poucos representando a espiralização cromossômica. Logo após, devido ao fim da síntese RNA, o nucléolo começa a desaparecer lentamente.

Prometáfase

Na prometáfase ocorre a desintegração da carioteca, conhecido também como envoltório nuclear. Em seguida os microtúbulos que são interligados ao centrossomo se conectam ao cinetócoro (estrutura localizada no centrômero) dos cromossomos.

Metáfase

Na metáfase, os cromossomos se fixam na placa na placa metafásica, que é a parte central da célula, permanecendo lá bastante tempo. Durante isso, as organelas e partículas presentes no citoplasma se dividem de forma proporcional e migram para as extremidades.

Anáfase

A anáfase é o processo mais curto da mitose, e inicia-se quando cada cromossomo préviamente duplicado é dividido, tendo as cromátides-irmãs separadas.

Após esta separação as cromátides-irmã passam a se chamar cromossomos-irmãos, ambos os lados da célula recebem o mesmo carga cromossômicas.

Telófase

A última fase da mitose, nesta fase são formados novos envelopes nucleares e núcleos. Reaparece o nucléolo e os cromossomos são descondensados, permitindo que a síntese no RNA volte a acontecer, logo após ocorre a divisão da célula em duas, esse processo se denomina citocinese.

Meiose

A meiose é o processo de divisão celular em que uma célula-mãe dá origem a 4 novas células com metade dos cromossomos da célula de origem (célula-mãe), essa divisão célula é voltada essencialmente para formação de gametas.

De forma simples, isso quer dizer uma célula diplóide (2n) dá origem a 4 células haplóides (n).

Fases da meiose

mitose e meiose

Para que aconteça a divisão celular correta no processo da meiose é necessários dua etapas sucessivas e complementares.

A primeira é a meiose I, esta etapa tem a função de reduzir pela metade o número de cromossomos.

A segunda é a meiose II, esta etapa ocorre a separação das cromátides-irmãs de cada cromossomo.

Meiose I

mitose e meiose

Prófase I

Esta fase é dividida em 5 subfases, o que torna esta fase mais complexa que as demais.

leptóteno: Os cromossomos homólogos começam a se unir, apresentando pequenas condensações.

zigóteno: Os cromossomos homólogos estão unidos.

paquíteno: Os pares de cromossomos homólogos detém quatro cromátides, nesta etapa ocorre o que chamamos de crossing over, quando a estrutura sofre rupturas que fazem com que suas “perninhas” trocam de lugar, possibilitando a recombinação genética.

Diplóteno: A separação dos homólogos é iniciada, elas se afastam, porém são ligadas pelas em certas regiões pela recombinação genética.

Diacinese: O nucléolo e a carioteca desaparecem. Os cromossomos continuam separados e se condensam.

Metáfase I

Se encontram dispostos na placa metafásica os pares de cromossomos homólogos. As duas cromátides de um homólogo estão ligadas aos microtubos de um polo, as cromátides do outro homólogo estão ligada ao microtubos de outro polo.

Anáfase I

Nesta etapa, os homólogos se separam movendo-se em direção a polos opostos.

Telófase I

Nesta etapa os cromossomos homólogos estão separados em dois grupos em cada polo, permitindo que a citocinese ocorra no final desta etapa, dividindo o citoplasma e formando 2 células-filhas.

Meiose II

meiose 2

Prófase II

Esta etapa tem tem início nas nas duas células-filhas geradas na meiose I. são formadas as fibras do fuso e os cromossomos começam a se movimentar para placa metafásica.

Metáfase II

Os cromossomos chegam na placa metafásica e ficam dispostos para os seguintes processos.

Anáfase II

Nesta etapa ocorre a separação das cromátides irmãs, que se movem em direção aos polos.

Telófase II

Novamente o núcleo e o envoltório nuclear se formam e começa a condensação dos cromossomos. Ocorre a citocinese e a célula se divide em duas, como a meiose II tem início a partir de células da meiose I, temos quatro células-filhas.

Agora que você sabe sobre mitose e meiose, que tal colocar seus conhecimentos em prática com Enem Game? 

Basta acessar o link abaixo, selecionar a categoria "Ciências da Natureza e suas Tecnologias" 

Abrir no browser: https://play.enemgame.com.br/#/welcome

Baixar jogo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.enemgame

Siga-nos também nas rede sociais:

 

 

Parceiros