Ligações Químicas - Resumo

Ligações Químicas é um dos temas mais comuns cobrado no exame nacional do ensino médio (Enem), com base nos Enem's anteriores perguntas relacionadas a este tema costumam corresponder a 13,4% das questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

É denominada ligação química quando os átomos interagem entre si, se juntando e formando moléculas.

O termo ligações químicas foi utilizado pela primeira vez em 1920, quando um artigo foi escrito por Gilbert Newton Lewis para explicar por que os átomos se unem para formar as substâncias.

O químico Gilbert Newton Lewis também foi responsável pela criação da teoria do octeto, juntamente ao físico alemão Walter Kossel. Essa teoria surgiu a partir da observação de alguns gases nobres e algumas particularidades dos mesmos, por exemplo o descobrimento de que um átomo adquire estabilidade quando possui 8 elétrons na camada de valência, isso ocorre apenas com gases nobres, com exceção do gás hélio que possui 2 elétrons.

Os demais elementos necessitam das ligações químicas para preencher os elétrons que faltam, alcançando 8 elétrons na camada de valência e se estabilizando.

A camada de valência é a última camada de distribuição dos elétrons de um átomo, por ser uma camada mais externa os átomos contidos nela são os que participam das ligações químicas.

As ligações químicas são classificadas em: Ligação Iônica, Ligação Covalente, ligação Covalente Dativa, e Ligação Metálica.

Tipos de Ligações Químicas

Ligação iônica: Conhecida também como ligação eletrovalente, esse tipo de ligação química é realizada entre íons.

Para um átomo ser considerado neutro, ele precisa conter o mesmo número de protons e eletrons, mas nem sempre isso ocorre, originando então os compostos denominados íons, que são átomos que perderam ou ganharam elétrons em função das reações químicas. Íons podem ser classificados em Âions e Cátions.

Âions: Átomos que ganharam elétrons e se carregaram negativamente.

Ex: N-3, Cl-, F-1, O-2

Cátions: Átomos que perdem elétrons e se carregam positivamente.

Ex: Al+3, Na+, Mg+2, Pb+4

Na ligação iônica, um ânion de carga negativa se une com um cátion de carga positiva, formando um composto iônico.

Ex: Na + Cl - = NaCl (Cloreto de Sódio)

Ligação covalente: Conhecida também como ligação molecular, as ligações covalentes são um tipo de ligação onde ocorre o compartilhamento de pares de elétrons visando alcançar a estabilidade de ambos os átomos. Os átomos que podem sofrer esse tipo de ligação são Hidrogênio, Ametais e Semimetais.

Ex: O hidrogênio possui apenas 1 elétron na sua camada eletrônica, para atingir a estabilidade necessita de mais 1 elétron de outro átomo.

Se tivermos outro átomo de hidrogênio, os dois precisaram receber 1 elétron, ao invés de transferir elétrons como na ligação iônica, eles compartilham os elétrons e cada um fica com 2 elétrons estabilizando ambos.

O “p” representa os elétrons.

ligações químicas

Esta ligação covalente entre os dois átomos de hidrogênio formam o gás hidrogênio.

Ligação covalente dativa

Também conhecida como ligação coordenada, a ligação covalente dativa se assemelha à ligação covalente, para que essa ligação aconteça é necessário um átomo com seu octeto completo e outro átomo que necessita de 2 elétrons para se estabilizar.

Ex: CO ( Monóxido de carbono )

O carbono possui 4 elétrons em sua camada de valência, por tanto precisa de mais 4 elétrons para atingir 8 elétrons e se estabilizar. O oxigênio possui 6 elétrons, por tanto precisa de 2 elétrons para alcançar a estabilidade.

ligações químicas

Assim o carbono e o oxigênio compartilham 2 elétrons, deixando o oxigênio estável com 8 elétrons (ligação covalente) e o carbono permanece instável com 6 elétrons, precisando de 2 elétrons para se estabilizar.

ligações químicas

Assim o oxigênio compartilha 2 pares de elétrons com o carbono, realizando a ligação dativa e estabilizando-o.

Ligações metálicas

Esta ligação só ocorre entre os metais, que tem como principal característica a perda de elétrons, e consequentemente a formação de cátions, os metais podem realizar dois tipos de ligação química, ligação iônica e ligação metálica.

Agora que você sabe sobre Ligações Químicas, que tal colocar seus conhecimentos em prática com Enem Game? 

Basta acessar o link abaixo, selecionar a categoria "Ciências da Natureza e suas Tecnologias". 

Abrir no browser:https://play.enemgame.com.br/#/welcome

Baixar jogo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.enemgame

Siga-nos também nas rede sociais:

   

 

Parceiros