Lixo Urbano e Problemas Ambientais - Resumo

Lixo Urbano é um dos temas mais comuns cobrado no exame nacional do ensino médio (Enem), com base nos Enem's anteriores perguntas relacionadas a este tema costumam corresponder a 10% das questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é o lixo urbano. Muitos lixos são despejados indevidamente em locais impróprios, os mesmo soltam gases os quais ferem o nosso meio ambiente, causando diversos problemas.

Esses gases são chamados de Biogás, é o resultado da degradação do lixo pelas bactérias e a ausência de oxigênio. Esse é um gás incolor, inodoro e inflamável formado basicamente de gás metano (CH4), além de outros gases como Dióxido de Carbono, Nitrogênio, Hidrogênio, Oxigênio, Gás Sulfídrico.

Por ser produzido por lixo o gás metano as vezes é chamado de Biolixo, Nos lixões a céu aberto, a emissão massiva desses gases prejudica o meio ambiente, pois o gás metano e o gás carbônico são gases do efeito estufa, além da possibilidade de causar explosões por serem inflamáveis e ainda emitem mau cheiro pelas redondezas.

Vale ressaltar que o gás carbônico é muito menos prejudicial ao meio ambiente do que o gás metano, por isso muitos aterros sanitários possuem um sistema de captação desses gases produzidos pela fermentação do lixo, e levam para o “Flares”, onde são queimados e transformados em gás carbônico.

Lixo urbano e problemas sociais

lixo urbano

Também temos um grande aumento no despejo de lixo nas praias, tanto na areia quanto no mar. Isso acontece pelo aumento populacional e a intensificação do modelo consumista que usa muitas embalagens descartáveis e não reutilizável.

Do mesmo modo também podemos ver o lixo como um problema socioeconômico, dado que grandes quantias de dinheiro são distribuídas para o recolhimento e cuidado do lixo urbano.

Muitas das vezes esse dinheiro não é administrado da forma correta e acaba não chegando aos responsáveis pelo lixo urbano, prejudicando o processo de recolhimento e tratamento do mesmo, impactando negativamente o meio ambiente e a sociedade.

Do ponto de vista social muitas pessoas são afetadas pela concentração de lixo nas cidades, que causam o aumento de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros.

Isso causa mais problemas ambientais deixando a situação cada vez pior por conta do aumento disparado de lixo urbano.

Os principais danos causados pelo lixo no meio ambiente

Contaminação do solo

Matéria orgânica em decomposição, organismos causadores de doenças e lixo com substâncias tóxicas podem contaminar o solo, estando presente ali mesmo depois da remoção do lixo, podendo causar problemas a crianças e adultos que tiverem contato com o local.

Contaminação do lençol freático

Ao se decompor, o lixo forma uma substância escura com odor desagradável chamado chorume. Essa substância é produzida naturalmente pelo lixo. Quando produzido em grande quantidade, assim como em lixões a céu aberto essa substância pode penetrar o solo e alcançar os lençóis freáticos, contaminando a água e deixando-a inutilizável.

Produção de gases tóxicos e mau cheiro

Como dito no terceiro parágrafo deste texto, o lixo emite gases explosivos, podendo ocorrer um incêndio. A emissão da fumaça com substâncias tóxicas pode causar danos à saúde.

Atração de animais que transmitem doenças

O lixo é o local ideal para proliferação de pragas transmissoras de doenças como ratos e baratas, os acúmulos de líquidos produzidos pelo lixo podem virar um criadouro de mosquito, como o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue e zika.

Origens do lixo urbano

Domiciliar: Alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão, produtos deteriorados, etc.

Industrial: Cinzas, lodos, metais, cerâmicas, madeira, borracha, resíduos alcalinos, etc.

Hospitalar: Embalagens, seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas.

Lixo tecnológico: Computadores, pilhas e aparelhos eletrônicos em geral.

A coleta de lixo acontece de acordo com sua especificação, pois os modos de tratamentos finais dessas sobras são diferentes e não podem ser feitos juntos por conta de danos ambientais que podem causar. O lixo hospitalar por exemplo deve ser incinerado porém quase nunca é feito assim.

O lixo urbano é um assunto muito recorrente e que sempre marca presença no Enem. A partir dessas informações você pode se aprofundar mais no assunto e realizar estudos referentes a ele.

Agora que você sabe sobre Lixo Urbano, que tal colocar seus conhecimentos em prática com Enem Game? 

Basta acessar o link abaixo, selecionar a categoria "Ciências da Natureza e suas Tecnologias" 

Abrir no browser: https://play.enemgame.com.br/#/welcome

Baixar jogo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.enemgame

Leia também:

Mitose e Meiose - Resumo

Siga-nos também nas rede sociais:

 

Parceiros