Segunda Guerra Mundial - Resumo

 A Segunda Guerra Mundial é um dos temas mais comuns cobrado no exame nacional do ensino médio (Enem), com base nos Enem's anteriores perguntas relacionadas a este tema costumam corresponder a 13,6% das questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

As guerras estão presentes na história da humanidade por diversos motivos: conquista de territórios, religião, intolerância étnica, divergências políticas, dentre outros. Devido aos conflitos mundiais, o mapa mundi sofre repetidas alterações dificultando o trabalho dos cartógrafos em sua produção, pois estes precisam reformular as fronteiras periodicamente.

O continente europeu foi o que mais sofreu alteração quanto às configurações das suas fronteiras no século passado.

Em razão dos conflitos para conquistar mais territórios, iniciou-se a Segunda Guerra Mundial, um dos maiores conflitos da humanidade.

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945, essa guerra foi travada por um grande número de países e causou extremas transformações no espaço geográfico mundial, grande parte em território europeu.

Os principais motivos de eclosão da Segunda Guerra Mundial foi o desenvolvimento de projetos expansionistas por parte de alguns países, como Itália, Alemanha e Japão. Esses países ambicionavam alcançar a condição de potências hegemônicas, ou seja, tornarem-se potências econômicas e politicamente dominantes no mundo e acreditavam que isso, só seria possível através da conquista de territórios.

Sendo assim, os países citados deram início a invasões de territórios a fim de conquistá los, em 1938 a Alemanha conquistou territórios próximos como Tchecoslováquia e Áustria, a Itália deu início às invasões em 1939, conquistando a Albânia. O japão dominou vários territórios na região do Pacífico.

Somente em 1939 houve a consolidação da guerra, quando a polônia foi invadida pela Alemanha. Imediatamente a França e a Inglaterra saíram para defender a Polônia, proclamando guerra contra a Alemanha. Posteriormente, em 1941, por ter sido invadida pela Alemanha, a União Soviética adentrou nos conflitos da segunda guerra mundial. No mesmo ano os japoneses executaram um ataque aéreo a base naval de Pearl Harbor no Estados Unidos, incluindo também os Estados Unidos nos conflitos.

Países se juntaram criando dois grupos que foram denominados Aliados e Eixo. O grupo Aliados era composto por França, União Soviética, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, dentre outros... O grupo Eixo era formado por Itália, Alemanha e Japão.

Durante anos os conflitos entre países dos grupos Aliado e Eixo permaneceram. Sinais de que a guerra terminaria surgiram quando a Itália se rendeu em 1943. Dois anos depois Alemanha e Japão também se renderam, consolidando a vitória do grupo Aliados. O Japão se rendeu depois de ser atingido por duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

Agora que você sabe sobre a Segunda Guerra Mundial, que tal colocar seus conhecimentos em prática com Enem Game? 

Basta acessar o link abaixo, selecionar a categoria "Ciências Humanas e suas Tecnologias"  

Abrir no browser: https://play.enemgame.com.br/#/welcome

Baixar jogo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.enemgame

Leia também:

Primeira Guerra Mundial - Resumo

Siga-nos também nas redes sociais:

 

Parceiros