Primeira Guerra Mundial - Resumo

A Primeira Guerra Mundial é um dos temas mais comuns cobrado no exame nacional do ensino médio (Enem), com base nos Enem's anteriores perguntas relacionadas a este tema costumam corresponder a 13,6% das questões da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Considerado um marco na história da humanidade, a Primeira Guerra Mundial aconteceu entre 1914 a 1918. Foi a primeira guerra do século XX e também o primeiro conflito em estado de guerra total, onde a nação mobiliza todos seus recursos em prol da guerra.

A Primeira Guerra Mundial teve início na Europa colonial, em decorrência das transformações que aconteciam naquele continente, e acabou por provocar diferentes nações, tendo como resultado, elevado número de jovens traumatizados pelos horrores desse conflito.

O confronto deu-se em dois grupos: Tríplice Aliança, que era composta pela Alemanha, Itália e Áustria e a Tríplice Entente composta pela França, Rússia e Inglaterra.

A primeira guerra envolveu 17 países, sendo eles: Hungria, França, Alemanha, Áustria, Império Britânico, Itália, Japão, Brasil, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Austrália, Estados Unidos, Império Turco-Otomano e China.

Causas da Primeira Guerra Mundial

Vários motivos fizeram com que a Primeira Guerra Mundial eclodisse.

Desde o final do século XIX o mundo passava por grande transformação, o grande avanço industrial possibilitou a corrida armamentista, viabilizando a produção de armas em grande escala.

A expansão do Império alemão contribuiu para que o mesmo se tornasse a maior potência industrial da Europa, gerando enorme desconfiança entre a França, Rússia e Reino Unido, devido a desavenças antecedentes.

França e Alemanha, Alemanha e Reino Unido, e Rússia e Alemanha tinham rivalidades antigas, causadas por questões de limite nas colônias, geradas pela Conferência de Berlim (1880).

A Conferência de Berlim surgiu para delimitar regras e acordos durante a ocupação do continente africano pelas potências europeias. Ficou conhecida também como Partilha da África, oficializando o Neocolonialismo, resultando na exploração econômica das colônias africanas.

A rivalidade entre França e Alemanha surgiu em consequência da Guerra Franco-Prussiana, que foi um conflito ocorrido entre o Reino da Prússia e Império Francês no final do século XIX. Durante este conflito o Reino da Prússia recebeu o apoio da Alemanha do Norte. Neste conflito a França foi derrotada e foi obrigada a entregar as regiões da Alsácia e Lorena, que eram ricas em minério de ferro.

Já a rivalidade Russo-Germânica foi causada porque o Império Alemão pretendia construir uma estrada de ferro que ligava Berlim a Bagdá, passando por regiões com abundância de petróleo onde os russos tinham o intuito de aumentar suas influências.

A rivalidade inglesa surgiu por questões econômicas e de comércio, pouco antes da guerra produtos alemães disputam em mercados dominados pela Inglaterra.

Todos esses adventos ocorridos em prol de interesses econômicos e políticos fizeram com que fosse inevitável o acontecimento da guerra.

Fases da Primeira Guerra Mundial

Fase 1 (1914)

MARNE

Esta fase ficou caracterizada pelos movimentos rápidos exercidos pelos exércitos. O exército alemão invadiu e desbancou a Bélgica, logo após adentrou a frança até a proximidade de Paris com o intuito de prosperar sobre a França, mas os franceses conseguiram deter o avanço alemão na Primeira Batalha do Marne, em setembro de 1914.

A Primeira Batalha do Marne foi a primeira batalha da Primeira Guerra Mundial e durou 7 dias, de 5 de setembro a 12 de setembro de 1914. Marcado pela vitória Franco-Britânico sobre a Alemanha.

Fase 2 (1915 a 1916)

Primeira Guerra Mundial Trincheiras

Esta fase foi marcada pela guerra das trincheiras. Na frente ocidental, os exércitos cavavam várias trincheiras para defender suas posições. Na frente oriental, o exército alemão pressionava drasticamente o exército russo que estava mal armado e mal treinado para combate, mas apesar disso conseguiram deter o avanço dos alemães.

A Itália havia feito aliança com a Alemanha, mas se manteve neutra até 1915, logo após traiu a aliança estabelecida com a Alemanha e entrou para o grupo oposto, a Tríplice Entente.

Fase 3 (1917 a 1918)

Nesta fase houveram dois fatos decisivos para o desfecho da guerra: A retirada da Rússia do campo de batalha e a entrada dos Estados Unidos ao lado da França e Inglaterra. O motivo dos americanos entrarem na guerra ao lado da França e da Inglaterra foi o alto investimento por parte dos Estados Unidos nestes países, e visavam assegurar seu retorno.

Agora que você sabe sobre a Primeira Guerra Mundial, que tal colocar seus conhecimentos em prática com Enem Game? 

Basta acessar o link abaixo, selecionar a categoria "Ciências Humanas e suas Tecnologias"  

Abrir no navegador: https://play.enemgame.com.br/#/welcome

Baixar jogo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.enemgame

Leia também:

Segunda Guerra Mundial - Resumo

Siga-nos também nas redes sociais:

 

 

Parceiros