Guia para o Enem 2019

 O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é uma das maiores provas aplicadas no país e principal porta de entrada para os estudantes ingressarem no ensino superior público. Milhares de estudantes se preparam e aguardam ansiosos todos os anos para o exame.

O Enem foi criado pelo governo federal, a primeira aplicação ocorreu em 1998, com o propósito de avaliar o conhecimento dos alunos adquirido durante o ensino médio. Posteriormente em 2004 o exame começou a ser utilizado como método para ingressar no ensino superior e, em 2010, com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o Enem se tornou mais popular que os vestibulares tradicionais.

Hoje em dia o exame permite que o estudante obtenha diversos benefícios, podendo utilizar sua nota para participar do processo seletivo e adquirir financiamento estudantil pelo Fies, ingressar em faculdades públicas pelo sisu e obter bolsas de estudos integrais ou parciais em faculdades particulares pelo Prouni ou em cursos técnicos pelo Sisutec.

Quem pode realizar o Exame?

O Exame Nacional do Ensino Médio pode ser realizado por todos, basta se inscrever para o exame nas datas estipuladas no edital.

Como é aplicada a prova?

As provas do Enem são aplicadas em dois domingos consecutivos, no primeiro domingo são realizadas as provas de Ciências Humanas, Linguagem e suas Tecnologias e Redação, o tempo estipulado para resolução do exame é de 5 horas e 30 minutos.

No segundo domingo o tempo de resolução do exame é reduzido para 4 horas e 30 minutos, e são aplicadas as provas das seguintes áreas, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza.

Dias, horários e locais do Enem?

As informações relacionadas ao cronograma do Enem podem ser acessadas no edital disponível no site oficial do Enem

Aplicativos para auxiliar na preparação para o Enem

App oficial do Enem

O aplicativo oficial do Enem foi lançado para agilizar o contato dos estudantes com o site, facilitando que os estudantes tenham, na palma da mão, todas as informações necessárias para realização do exame, como cronogramas, dados cadastrais, datas importantes, gabarito oficial e nota obtida no exame. O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativo.

Enem Game

O Enem Game é um jogo com o propósito de ajudar os candidatos a se prepararem para o exame de forma lúdica e divertida. As questões foram retiradas dos Enem’s dos anos anteriores. No jogo é possível escolher a área de conhecimento que deseja estudar, obter informações de desempenho e fixar os conteúdos estudados.

Enem

 Abrir no navegador: https://play.Enemgame.com.br/#/welcome

Baixar jogo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.Enemgame

 Como fazer a inscrição do Enem?

A inscrição para realizar o exame pode ser feita totalmente online e em poucos minutos, basta acessar o site oficial do Enem e ficar atento ao período de inscrição lá informado.

Taxa de inscrição do Enem

A taxa de inscrição cobrada é utilizada para financiar os gastos com a produção da prova, como impressão e aplicadores. O valor hoje encontra-se em torno de 80,00 R$ (Oitenta reais) e pode variar a cada ano.

Isenção da taxa de inscrição do Enem

Caso o estudante esteja cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escola pública a isenção é garantida, caso contrário não se desespere, você pode conseguir a isenção utilizando os recursos abaixo.

Candidatos que já concluíram o ensino médio podem conseguir a isenção comprovando a renda familiar abaixo de 1,5 salário mínimo por pessoa, ressaltando que é necessário que o candidato tenha cursado do 1 ao 3 ano do Ensino Médio em escola pública.

Alunos que cursaram o Ensino Médio em escola particular também podem conseguir a isenção da taxa de inscrição, para isso é necessário que o mesmo tenha cursado do 1 ao 3 anos na condição de bolsista integral.

Leia também:

Principais benefícios da nota do Enem: Saiba onde usá-la

Assuntos que mais caem no Enem

O que levar para o Enem 2019: Check list indispensável

Siga-nos também nas redes sociais:

 

Parceiros