Como fazer um texto dissertativo argumentativo

O texto dissertativo argumentativo é o gênero discursivo comumente cobrado nos vestibulares como, Unesp, Fuvest e outros vestibulares conceituados, e também no Enem.

Este gênero discursivo propõe que o estudante exponha, defenda e argumente seu ponto de vista sobre o tema proposto. Em alguns vestibulares, como é no caso do Enem, é exigido ainda que o candidato proponha uma solução para a problemática exposta apresentando argumentos e dados que justifiquem a solução proposta.

O texto dissertativo argumentativo, também chamado de dissertação, costuma ser voltado para assuntos relevantes à sociedade no Enem, os temas das redações costumam ser problemas de grande repercussão e impacto no País.

Os textos dissertativos argumentativos podem ser classificados em objetivos e subjetivos.

Dissertação objetiva

Na dissertação objetiva o texto deve ser escrito na terceira pessoa do plural, com argumentos expostos de forma impessoal. Além disso o texto deve ser apresentado de forma imparcial, por mais que o leitor saiba que este tipo de texto reflete exatamente a visão do autor sobre o tema, porém a imparcialidade torna mais fácil a aceitação das ideias apresentadas.

Dissertação subjetiva

Na dissertação subjetiva o texto deve ser escrito na primeira pessoa, ficando claro ao leito, que o texto expressa a opinião do autor.

Exemplos

Dissertação objetiva: “Há diferentes tipos de desastres naturais, são fenômenos naturais que representam mudança de ciclo na terra, muitas dessas mudanças vem ocorrendo por diversos fatores, dentre eles o aquecimento global, causado por descaso da sociedade com o meio ambiente...”

Dissertação subjetiva: “Faço parte da sociedade, por tanto não posso ficar de braços cruzados enquanto o descaso com o meio ambiente causa grandes estragos ao meio em que vivo, luto pela conscientização e o bem estar de todos...”

Os textos dissertativos argumentativos costumam ter uma estrutura bem rígida, composta por Introdução, argumentação e conclusão. Confira abaixo como fazer um texto dissertativo argumentativo.

Introdução

Na introdução deve ser exposto, de forma clara, o que será abordado no decorrer do texto, e qual ponto de vista o autor defenderá. É aconselhável deixar a introdução para ser feita último, pois, ao saber o que está escrito em sua argumentação, sua introdução ficará muito melhor, já que a finalidade da introdução é apresentar o que será argumentado e defendido no decorrer do texto.

Argumentação

Também chamada de desenvolvimento, é a parte do texto onde o autor deve apresentar suas ideias e pontos de vista, utilizando-se de argumentos, fatos e dados, deixando claro seu posicionamento. Sugerimos que escolha, pelo menos, 2 tópicos que queira abordar ou que tenha maior facilidade, elabore exemplos e argumentos para cada um deles e divida sua argumentação em 2 parágrafos, um para cada tópico. Evite a repetição de palavras.

Conclusão

Há duas formas de desenvolver uma conclusão, síntese e proposta de solução.

Síntese: Na conclusão por síntese o autor resume sua argumentação e comprova a veracidade de seus argumentos.

Proposta de solução: Na proposta de solução o autor retoma o problema exposto e discutido durante a argumentação e propõe uma solução que o resolva ou diminua.

Espero ter ajudado, coloque as dicas em pratica e produza ótimos textos!

Leia também: 

Temas para redação Enem 2019

Pratique com questões do Enem - Todas as matérias

Siga-nos também nas redes sociais:

 

 

Parceiros