Como fazer um texto dissertativo argumentativo
- Publicado: Sexta, 20 Setembro 2019 15:34
- Escrito por Caio Martins
O texto dissertativo argumentativo é o gênero discursivo comumente cobrado nos vestibulares como, Unesp, Fuvest e outros vestibulares conceituados, e também no Enem.
Este gênero discursivo propõe que o estudante exponha, defenda e argumente seu ponto de vista sobre o tema proposto. Em alguns vestibulares, como é no caso do Enem, é exigido ainda que o candidato proponha uma solução para a problemática exposta apresentando argumentos e dados que justifiquem a solução proposta.
O texto dissertativo argumentativo, também chamado de dissertação, costuma ser voltado para assuntos relevantes à sociedade no Enem, os temas das redações costumam ser problemas de grande repercussão e impacto no País.
Os textos dissertativos argumentativos podem ser classificados em objetivos e subjetivos.
Dissertação objetiva
Na dissertação objetiva o texto deve ser escrito na terceira pessoa do plural, com argumentos expostos de forma impessoal. Além disso o texto deve ser apresentado de forma imparcial, por mais que o leitor saiba que este tipo de texto reflete exatamente a visão do autor sobre o tema, porém a imparcialidade torna mais fácil a aceitação das ideias apresentadas.
Dissertação subjetiva
Na dissertação subjetiva o texto deve ser escrito na primeira pessoa, ficando claro ao leito, que o texto expressa a opinião do autor.
Exemplos
Dissertação objetiva: “Há diferentes tipos de desastres naturais, são fenômenos naturais que representam mudança de ciclo na terra, muitas dessas mudanças vem ocorrendo por diversos fatores, dentre eles o aquecimento global, causado por descaso da sociedade com o meio ambiente...”
Dissertação subjetiva: “Faço parte da sociedade, por tanto não posso ficar de braços cruzados enquanto o descaso com o meio ambiente causa grandes estragos ao meio em que vivo, luto pela conscientização e o bem estar de todos...”
Os textos dissertativos argumentativos costumam ter uma estrutura bem rígida, composta por Introdução, argumentação e conclusão. Confira abaixo como fazer um texto dissertativo argumentativo.
Introdução
Na introdução deve ser exposto, de forma clara, o que será abordado no decorrer do texto, e qual ponto de vista o autor defenderá. É aconselhável deixar a introdução para ser feita último, pois, ao saber o que está escrito em sua argumentação, sua introdução ficará muito melhor, já que a finalidade da introdução é apresentar o que será argumentado e defendido no decorrer do texto.
Argumentação
Também chamada de desenvolvimento, é a parte do texto onde o autor deve apresentar suas ideias e pontos de vista, utilizando-se de argumentos, fatos e dados, deixando claro seu posicionamento. Sugerimos que escolha, pelo menos, 2 tópicos que queira abordar ou que tenha maior facilidade, elabore exemplos e argumentos para cada um deles e divida sua argumentação em 2 parágrafos, um para cada tópico. Evite a repetição de palavras.
Conclusão
Há duas formas de desenvolver uma conclusão, síntese e proposta de solução.
Síntese: Na conclusão por síntese o autor resume sua argumentação e comprova a veracidade de seus argumentos.
Proposta de solução: Na proposta de solução o autor retoma o problema exposto e discutido durante a argumentação e propõe uma solução que o resolva ou diminua.
Espero ter ajudado, coloque as dicas em pratica e produza ótimos textos!
Leia também:
Pratique com questões do Enem - Todas as matérias
Siga-nos também nas redes sociais: