Climas e vegetações

Clima e vegetaçõe é um dos temas mais comuns cobrado no exame nacional do ensino médio (Enem), com base nos Enem's anteriores perguntas relacionadas a este tema costumam corresponder a 9,1% das questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Quando se trata de Geografia, os assuntos mais cobrados na prova do Enem são referentes a climas e vegetações, o exame contém várias perguntas sobre esses assuntos. Grande parte das vezes são atribuídos imagens e gráficos às questões para que o candidato analise e aponte características.

No brasil podemos detectar seis climas e vegetações predominantes, são eles: cerrado, mata atlântica, amazônia, caatinga, campos e mata das araucárias. 

Os climas e vegetações mais citados nas questões são: amazônia, caatinga, cerrado e mata atlântica. 

Outros climas menos comuns, mas com chances de serem citados são: o pantanal, mata dos cocais e a vegetação litorânea de restingas e mangues. 

Diferentes fatores e elementos climáticos manipulam o clima mundial, contribuindo para uma grande variação climática. Portanto, em cada região do mundo as características de clima e de vegetação são diferentes.

Classificações climáticas 

Climas e vegetações

Na atualidade, existem diversas classificações climáticas, que são definidas de acordo com as características e os principais elementos de cada região, são eles: temperatura, radiação, umidade, pressão atmosférica etc. A classificação de climas mais utilizada foi desenvolvida pelo geógrafo alemão Wladimir Petter Kopen, em 1900 e vem aperfeiçoada por outros geógrafos. Esta classificação é voltada especificamente para a umidade e temperatura de cada tipo de clima. 

Clima equatorial: Presentes nas zonas tropicais próxima a linha do equador (Indonésia, África e Amazônia). Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais de 25 graus, pequena amplitude térmica, e muita umidade. 

Clima tropical: Acontece na maior parte das regiões que se localizam entre os trópicos de capricórnio e câncer. Exibe temperaturas elevadas, com médias anuais chegando em torno dos 20 graus, tendo estações bem definidas, quente e úmida (Verão) e fria e seca (Inverno). A umidade deste clima varia de região para região, regiões tropicais próximas do litoral, recebem umidade do mar, denominada maritimidade, sendo essas regiões mais úmidas que regiões localizadas no interior do continente, que são influenciadas pela continentalidade. 

Por possibilitar essas variações o clima tropical pode ser dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo ou Clima tropical continental ou clima tropical típico

Clima temperado: Presentes em área de médias altitudes, é o único tipo de clima que possui quatro estações bem definidas, são elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Possuem temperaturas mais baixas, por estarem localizadas em médias altitudes, com médias anuais que variam de 8 a 15 graus, a umidade deste tipo de clima varia de acordo com a região. 

Este tipo de clima é dividido em: Clima temperado oceânico, é um clima mais úmido pelo fato da umidade oceânica, e pelo mesmo motivo tem invernos menos rigorosos, já que a umidade impede que o tempo resseque muito e resfrie o ambiente. 

Clima temperado continental, não influenciado pela umidade oceânica, possui invernos mais secos e rigorosos. 

Subtropical: Presentes em áreas de transição entre o clima tropical e  o clima temperado, com grande amplitude térmica anual, apresenta temperaturas mais amenas, contendo temperaturas negativas durante o inverno e temperaturas acima de 30 graus durante o verão, as chuvas são bem distribuídas durante o ano, ocorrendo mais vezes durante o verão. 

Mediterrâneo: Clima presente em regiões próximas ao mar mediterrâneo.  Essas regiões apresentam duas estações bem determinadas, verão (quente e seco) e Inverno (úmido e frio). A temperatura média se assemelha a temperatura do clima tropical, porém, a quantidade de chuva é muito menor em áreas em que o clima mediterrâneo predomina. 

Frio: Clima presente em regiões temperadas próximas aos pólos, apresentam duas estações bem definidas: Verão fresco com temperaturas em torno de 10 graus e Inverno rigoroso, com temperaturas abaixo de 0, sendo comum a presença de flocos de neve no inverno. 

Frio de montanha: Este tipo de clima ocorre em regiões que possuem grande conglomerados de montanhas,como nas Cordilheiras do Himalaia, Cordilheira dos Andes, montanhas rochosas e os Alpes. Caracterizado por altitudes altas, com grande variação de temperatura de acordo com a altitude (quanto maior a altitude menor a temperatura), e a presença de neves eternas (que nunca derretem).

Polar ou Glacial: Esse clima é predominante em áreas próximas ao pólo norte e sul. Com temperaturas baixas durante todo ano, as médias anuais chegam próximas aos 30 graus negativos, possuem grande variação na duração do dia e da noite. 

Desértico: Este clima predomina em regiões temperadas e regiões tropicais, geralmente em regiões de depressões, com grande amplitude térmica durante o dia, com temperaturas próximas a 50 graus de dia e temperatura negativa durante a noite, baixa umidade, chuvas escassas e irregulares.

Semi Árido: Predominante nas bordas dos desertos da américa do norte, o clima semiárido é representado por altas temperaturas, com médias anuais de 27 graus, umidade baixa, chuvas escassas e irregulares.

Agora que você sabe sobre os climas e vegetações predominantes em diversas regiões, que tal colocar seu conhecimento em prática com Enem Game? 

 

Basta acessar o link abaixo, selecionar a categoria "Ciências da Natureza e suas Tecnologias" 

Abrir no browser: https://play.enemgame.com.br/#/welcome

Baixar jogo: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.enemgame

Leia também:

Mitose e Meiose - Resumo

Siga-nos também nas rede sociais:

 

 

Parceiros