Enem Digital será testado em 2020

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado de forma digital a partir de 2020. Sua primeira aplicação ocorrerá como modelo piloto (Teste), a implementação do novo modelo irá ocorrer de forma progressiva com perspectiva de consolidação em 2026.

Suas primeiras aplicações serão opcionais, ou seja, o próprio candidato poderá optar em seu processo de inscrição pela prova digital ou pela tradicional prova em papel. O modelo piloto será aplicado para 50 mil candidatos em 15 capitais do país, ou seja, os primeiros 50 mil candidatos dessas 15 capitais que optarem pela prova digital irão conseguir fazê-la, os demais farão a prova tradicional.

Com a nova versão digital, realizada através de computadores o governo federal planeja efetuar o exame, por agendamento, em várias datas durante o ano. A realização das provas continuará a acontecer aos domingos, nos dia 11 e 18 de outubro de 2020, e os resultados divulgados de forma conjunta.

Então em 2020 ocorrerá 3 aplicações do Enem, o Enem digital, que será realizado por 50 mil pessoas, o tradicional em papel e a reaplicação. A reaplicação será aplicada apenas para candidatos prejudicados por algum problema na realização da prova digital, a reaplicação ocorrerá de forma tradicional (em papel).

A proposta do novo Enem digital contribui para a economia nas impressões em papéis, tendo um impacto positivo também para o meio ambiente. Só em 2019 mais de 10 milhões de provas foram impressas. O custo dessas impressões passa de 500 milhões de reais.

A nova versão do Enem também permitirá a utilização de outros materiais que auxiliarão de melhor forma os candidatos, como vídeos, infográficos e até lógica dos games. Além da possibilidade da aplicação em outros municípios.

Capitais que receberão a prova em formato digital

Rio de Janeiro (RJ)
Recife (PE)
Salvador (BA)
São Paulo (SP)
Manaus (AM)
Goiânia (GO)
João Pessoa (PB)
Florianópolis (SC)
Cuiabá (MT)
Brasília (DF)
Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)

Leia também!

Gabarito extraoficial do segundo dia do Enem

Siga-nos também nas rede sociais:

Parceiros