5 razões pelas quais a gamificação aumenta a experiência de aprendizagem

Como os games aprimora a experiência de aprendizagem

Quem não gosta de ser recompensado por se esforçar? Na área da aprendizagem, incentivar o aprendizado por meio de tarefas específicas muitas vezes motiva os indivíduos a atingirem sua meta final mais rapidamente, e por consequência se sentem mais satisfeitos quando chegam lá.

Aqui estão cinco razões pelas quais a gamificação pode aprimorar a experiência de aprendizado:

 

1. Reconhecimento motiva

A gamificação e a recompensa são conhecidas por aumentar o envolvimento e a retenção, e quando os alunos são reconhecidos publicamente, ou mesmo em particular, sentem-se mais satisfeitos e realizados, o que faz com que outros alunos se interessem por esse tipo de aprendizado.

2. Competição amigável

Quando um aluno com mais emblemas, créditos, pontos, estrelas, etc., chega até o topo do ranking, ele motiva outras pessoas a estudar mais. Alunos também podem começar a se relacionar uns com os outros, tentando ser melhor que um colega de classe ou usando o "melhor jogador" como referência.

3. Motivações intrínsecas

Recompensas como emblemas não têm valor financeiro, mas alguns alunos ainda estão motivados a se empenhar para adquiri-las. Este é um exemplo de motivação intrínseca, onde os alunos não estão se esforçando pra receber algo tangível, estão se esforçando para adquirir novas habilidades e conhecimentos.

4. Motivações extrínsecas

A motivação extrínseca funciona para alguns, mas não para todos. Recompensas como cartões-presente, dinheiro ou outros prêmios podem encorajar alguns alunos a se envolverem mais.

5. Marcos, em vez de um grande objetivo

Metas de longo prazo podem diminuir a motivação e o entusiasmo do aprendiz, enquanto a realização de metas menores - com a meta maior ainda à vista - mantém os alunos motivados. Além disso, é mais provável que retenham informações quando são apresentadas em pequenas doses, não todas de uma só vez.

Parceiros