Diferença entre universidade federal e particular: Esclareça suas dúvidas

Você já deve ter presenciado aquela discussão interminável sobre a diferença entre universidade federal e particular com a finalidade de saber qual é a melhor, estou certo?... Mas não é bem assim, quem deve definir qual é a melhor é o próprio aluno que irá viver a experiência, considerando diversos fatores, como a carreira que pretende seguir, sua disponibilidade de sair da região, suas condições financeiras e seu grau de comprometimento com a universidade.

O curso escolhido influenciará muito na sua carreira, por tanto ao escolher uma universidade analise a qualidade do curso especifico que pretende cursar, você também pode conferir no site do Inep, eles possuem uma metodologia própria para avaliar cursos e universidades federais e particulares.

Se você tem disponibilidade e condições de sair da sua região maiores são sua chance de ingressar em uma universidade federal, as vezes sua pontuação no Enem pode não alcança o necessário para ingressar na universidade federal da sua região, mas obtém a pontuação necessária para estudar em outra região, caso não tenha essa disponibilidade ou condições financeiras, procure usar a nota do Enem para conseguir um financiamento com o FIES ou uma bolsa de estudos com o PROUNI em uma universidade particular de sua região.

FIES: É um programa do governo federal que financia mensalidades em universidades particulares, hoje em dia com os cortes no orçamento está mais difícil de conseguir.

PROUNI: É um programa do governo federal para entrega de bolsas de estudos, para conseguir é necessário atender os requisitos exigidos, quanto menos requisitos você se encaixar menos sua chance de conseguir uma bolsa.

O grau de comprometimento do aluno com a universidade é um dos fatores mais impactante no sucesso de sua aprendizagem estudantil, claro que não podemos deixar de analisar a qualidade do ensino, estrutura e professores, mas o que realmente vai fazer a diferença é o seu esforço.

diferença entre universidade federal e particular

Universidade federal

  • As universidades federais são aquelas custeadas pelos governos federais, estaduais ou municipais.
  • Como a maioria dos patrimônios custeado pelo governo as universidades federais são mantidas com dinheiro de impostos, por tanto não há pagamento de mensalidade, essa é a principal diferença entre universidade federal e particular.
  • Pelo fato de serem gratuitas a concorrência é grande para determinados cursos, o número de demanda excede o de vagas, por isso os alunos que pretendem passar nesse tipo de instituição investem mais tempo e dinheiro para se preparar para o vestibular.
  • Comumente o vestibular é dividido em duas etapas, e utiliza a nota do Enem como forma de seleção.
  • A infraestrutura das universidades federais costumam deixar a desejar com a falta de equipamentos e salas práticas para alunos.
  • Conta com bolsas de auxilio transporte e alimentação, com comprovação de renda.
  • Constantes greves nas universidades federais dificultam a formação dos alunos, podendo atrasar a sua formação.
  • A maioria dos professores que dão aula em universidades federais tem características teóricas e são concursados, isso garante um certo grau de competência para exerce o cargo, pelo fato de sabermos que nos concursos as provas requerem um conhecimento mínimo.
  • Requer mais tempo e envolvimento com a universidade, tornando o dia mais exaustivo caso você trabalhe.

Universidade particular

  • São instituições de ensino superior com natureza empreendedora, o serviço vendido por elas devem ser prestados, por isso estão sujeitas as leis de proteção ao consumidor.
  • A pagamento de mensalidades, por tanto o aluno deve ficar atento na infraestrutura e qualidade do ensino prometido, para ter um retorno do investimento a altura.
  • Os vestibulares das universidades particulares tendem a serem mais fácil e a quantidade de aprovados costumam ser maior, pois a meta da instituição é conseguir alunos, não que seja fácil, mas requer um nível mínimo de conhecimento, muitas aceitam a nota do Enem para aprovação.
  • Costumam ter uma boa infraestrutura, com grande investimento em profissionais e equipamentos.
  • Não há greves, por tanto não a problemas quanto ao tempo de formação.
  • Os professores das universidades particulares tem muita experiência no mercado de trabalho, proporcionando um aprendizado mais voltado para prática.

Agora você sabe a diferença entre universidade federal e particular, espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas!

Leia também:

5 possíveis temas da redação do Enem 2018

Como fazer a redação do Enem

5 formas de estudar para o Enem

Enem Games nas escolas

Técnicas de concentração para estudar 

Principais benefícios da nota do Enem: Saiba onde usá-la

Siga-nos nas redes sociais:

icone facebook 

Parceiros