Principais benefícios da nota do Enem

Principais benefícios da nota do Enem: Saiba onde usá-la

Saber os benefícios da nota do Enem é de estrema importância para quem fez ou pretende fazer o exame, pois proporciona um melhor aproveitamento de seus esforços exercidos em prol da prova, pensando nisso elaboramos esse post com os principais benefícios da nota do Enem.

benefícios da nota do Enem

Conquistar um financiamento em faculdades particulares pelo Fies 2018

Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), desenvolvido pelo MEC, oferece financiamento estudantil em faculdades particulares que são cadastradas no sistema, para isso os estudantes devem ter obtido a pontuação necessária para ingressar no curso especifico que deseja sem ter zerado a redação.

Todo semestre são abertas vagas para quem deseja concorrer a um financiamento estudantil onde os selecionados contam com a assistência do governo federal para custear as mensalidades do curso, os candidatos selecionados devem devolver o valor financiado ao fim de sua graduação.

O novo fies conta com 3 modalidades de financiamento:

Modalidade 1- São 100 mil vagas designadas para estudantes de todo brasil, estudantes com renda per capta mensal familiar de 3 ou menos salários mínimos, os selecionados desta modalidade terão no mínimo 50% do valor do curso financiado, podendo chegar a 100% de acordo com a necessidade do estudante, o valor que não será financiado não terá taxa de juros.

Modalidade 2- São 150 mil vagas destinadas para estudantes da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste com renda per capta de 5 salários mínimos ou inferior, a taxa de juros é estipulada pela instituição financeira responsável pelo financiamento.

Modalidade 3- São 60 mil vagas destinadas para estudantes de todo brasil, estudantes com renda per capta de 5 salários mínimos ou inferior com taxa de juros estipuladas pela instituição financeira responsável que irá financiar.

Ao fazer a inscrição para o Fies o estudante deve comparecer ao CPSA em até 5 dias úteis para validação da inscrição, após a validação da inscrição o estudante terá 13 dias uteis para comparecer a um agente financeiro credenciado com a documentação exigida, uma vez aprovado pelo agente financeiro credenciado basta formalizar a contratação do financiamento.

É permitido escolher um financiamento de 10% a 100% do valor da faculdade, não podendo ser superior a R$ 7.000, com comprovação da renda per capta familiar e consideração com o nível de comprometimento de pagamento das mensalidades não financiadas.

Ingressar em uma universidade pública pelo Sisu

Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa criado pelo governo federal onde o intuito é possibilitar e facilitar o acesso as vagas disponíveis no brasil todo.

Como sabemos as notas de corte dos cursos variam entre regiões, sua nota do Enem pode não ser o suficiente para passar em sua região mas pode alcançar a pontuação necessária em outra, o Sisu proporciona essa oportunidade para facilitar o acesso as universidades federais.

Para participar basta ter feito o Enem no ano anterior sem ter zerado a redação e ter obtido a pontuação necessária para determinado curso.

Conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular pelo Prouni

Prouni (programa universidade para todos) é um programa desenvolvido pelo ministério da educação com intuito de ajudar estudantes que não tem condições de custear uma faculdade particular ou não obteve a nota necessária na prova do Enem com bolsas em faculdades particulares com base em sua nota obtida no Enem, as bolsas variam de 50% a 100%.

Para participar do programa é necessário atender alguns critérios como ser aluno de escola pública, ter feito Enem e obtido pontuação mínima de 450 nas questões sem zerar a redação, ser professor de escola pública, ter deficiência, renda e outros critérios.

Conseguir bolsas em faculdades privadas

Algumas faculdades oferecem bolsas para alunos que alcançaram excelente nota no Enem, concebendo bolsas estudantis de até 100%.

Entrar em universidades ou faculdades sem prestar vestibular

A maioria das faculdades hoje em dia permitem a utilização da nota do Enem como aprovação no vestibular, geralmente a nota mínima obtida no Enem tem que ser superior a 450 para conseguir a aprovação.

Conseguir um curso técnico pelo Sisutec

Sisutec (Sistema de seleção unificada do ensino Profissional e Tecnológico), gerenciado pelo MEC, foi criado para facilitar o acesso ao ensino técnico, disponibiliza vagas gratuitas em cursos de instituições públicas e particulares.

Semelhante ao Sisu, oferece vagas pelo brasil todo, por tanto ter a disponibilidade de sair da região te dará uma vantagem, as inscrições são feitas pela internet e são proporcionado 2 opções de cursos para você escolher por ondem de prioridade, é possível ver a nota mínima requerida do Enem para ingressar no curso.

Para se inscrever no Sisutec é preciso ter concluído o ensino médio, feito a prova do Enem do ano anterior e ter obtido pontuação maior que zero na redação, 85% das vagas são destinadas as pessoas com baixa renda e que estudaram em escola pública ou particular como bolsista.

Agora você sabe os principais benefícios da nota do Enem, espero que você consiga a vaga que tanto deseja, boa sorte!

Leia também:

5 possíveis temas de redação do Enem 2018

Game gratuito para se preparar para o Enem

Enem Game nas escolas

Como fazer a redação do Enem: Dicas para 2018

Diferença entre universidade federal e publica

5 formas de estudar para o Enem

Técnicas de concentração para estudar

Siga-nos nas redes sociais:

  

 

Parceiros